Atividades

O Laboratório de Fotografia, Imagem e Pensamento realiza uma série de atividades voltados para o estudo e prática em fotografia. Tratam-se de reuniões semanais, projetos de pesquisa, palestras, seminários, cursos e workshops diversos. 

Confira a descrição de nossas principais atividades: 

 

REUNIÕES

Reuniões de estudo teórico em fotografia

O Laboratório realiza reuniões quinzenais de estudos visando a apresentação, reflexão e debate de temas e/ou textos específicos. Estes temas e textos são selcionados pelo alunos, professores e pesquisadores envolvidos e de acordo com o interesse e a demanda do próprio grupo. Atualmente, o Laboratório desenvolve estudo dentro da temática fotografia e cotidiano. As reuniões ocorrem de quinze em quinze dias no estúdio da CPM/ECO da UFRJ e com orientação da Prof. Victa de Carvalho. Confira nossa agenda para maiores informações. 

 

PROJETOS 

Projeto Midiateca

Tem o propósito de gerar as condições infra-estruturais requeridas à pesquisa e às atividades didáticas implementadas por professores e pesquisadores da ECO e, também, por alunos da pós-graduação e da graduação que estejam desenvolvendo monografias, teses e obras no âmbito da fotografia, do vídeo, do cinema e das novas tecnologias da imagem. A Midiateca está concebida de modo articulado, contando com um espaço físico próprio, no Laboratório de Fotografia, Imagem e Pensamento da CPM, destinado a sediar o Acervo Bibliográfico José Oiticica Filho, o Banco de Imagem Geraldo de Barros e os equipamentos de busca associados ao Portal do Laboratório de Fotografia e Imagem Digital. A Midiateca conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

A Midiateca é composta por Banco de Imagem, Acervo Bibliográfico, Módulo de Produção e Portal do Laboratório de Fotografia e Imagem Digital da ECO/UFRJ. Estes podem ser conferidos em Estrutura

Projeto Narrativas do Cotidiano

O projeto Narrativas do Cotidiano visa incentivar o desenvolvimento de práticas fotográficas que abordem, de variadas maneiras, a relação entre fotografia e cotidiano. Trata-se de um projeto coletivo voltado para a produção de ensaios fotográficos que tratem o cotidiano e suas múltiplas possibilidades narrativas. A proposta compreende propostas de trabalhos dos alunos de fotografia: Bárbara Bergamaschi, Derek Mangabeira (bolsista de Iniciação cientírica), Daniel Corrêa (bolsista de Iniciação cientifica), dos professores adjuntos Victa de Carvalho e Teresa Bastos, e dos alunos de pós-graduação Luciana Guimarães, Diego Paleólogo, Jane Maciel, Lia Carreira e Elane Abreu. Cada um dos participantes está desenvolvendo um ensaio fotográfico a partir das questões e práticas que envolvem o cotidiano, o banal e o comum.

Além da parte prática, o projeto visa ainda a implementação de um grupo de estudos voltado para as questões que envolvem fotografia e cotidiano, além da publicação de artigos e a organização de um seminário.

 

PALESTRAS, SEMINÁRIOS E CONGRESSOS

O Laboratório de Fotografia, Imagem e Pensamento desenvolve projetos de eventos de acordo com suas propostas de estudo e pesquisa e com base na demanda da comunidade acadêmica voltada para a área da fotografia.

Estas atividades pretendem revitalizar, no cenário acadêmico carioca, o campo de debate em torno da fotografia dentro da perspectiva da comunicação, diversificando as abordagens e ampliando as possibilidades de debate. Desse modo, tratam-se de projetos que se definem pela diversificação das temáticas propostas decorrentes de pesquisas e práticas que percorram diferentes segmentos de atuação da imagem fotográfica, trazendo sempre convidados tanto da área da produção teórica quanto da área artística.

Entre os eventos já realizados, destaca-se o ciclo de palestras "Fotografia Contemporânea: Arte e Pensamento". Veja as atividades programadas para os próximos semestres em nossa agenda. 

 

Ciclo de Palestras "Fotografia Contemporânea: Arte e Pensamento"

O ciclo de palestras "Fotografia Contemporânea: Arte e Pensamento" é um evento anual, organizado pelos professores Antonio Fatorelli e Victa de Carvalho, e tem como objetivo fomentar o debate sobre as principais questões da fotografia na atualidade. O ciclo acontece no segundo semestre do ano letivo e é aberto ao público da ECO/UFRJ e ao público externo em geral.

Para discutir a questão da imagem na atualidade, convidamos teóricos de diferentes áreas visando desdobrar as relações entre fotografia, arte e pensamento a partir de suas múltiplas possibilidades. O ciclo de palestras permite miscigenar palestrantes das áreas da cultura, da ciência e da arte com o objetivo de colocá-los em um diálogo produtivo que aponte a heterogeneidade do contemporâneo em suas diferentes possibilidades de conhecimento. Além de pesquisadores renomados, pretende-se abrir espaço também para os mestrandos e doutorandos que estejam desenvolvendo pesquisas na área da fotografia de modo a contribuir para o desenvolvimento e a divulgação destas pesquisas. Artistas que trabalham com fotografia na suas diversas modalidades estão sendo também convidados a participar de modo a atualizar o pensamento e a reflexão sobre a produção contemporânea.

 

WORKSHOPS

Os workshops livres de fotografia têm se demonstrado um sucesso de público à medida que atende a uma demanda por cursos nessa área. Ao convidarmos profissionais de fora da área acadêmica, abrimos espaço para um importantíssimo canal de troca entre a universidade e o mercado.

O objetivo dos workshops é incentivar a produção fotográfica no curso de comunicação, dando oportunidade aos alunos de conhecerem e praticarem a fotografia nas suas mais diversas vertentes: documental, publicitária, editorial, conceitual, experimental. Para isso, organizamos práticas coletivas e convidamos fotógrafos e artistas para ministrar os cursos.

O projeto acontece duas vezes por ano, uma vez a cada semestre, sempre no Estúdio Fotográfico e na Laboratório de Fotografia da CPM, às sextas-feiras. Os workshops são gratuitos, não têm pré-requisitos e o número de vagas é limitado.

 

MONITORIA

O Laboratório de Fotografia conta hoje com 2 monitores bolsistas e um número variado de monitores voluntários que desenvolvem trabalhos fotográficos e se revezam no atendimento aos professores de fotografia e aos alunos inscritos em cursos de fotografia na ECO/UFRJ.

Os monitores cumprem a função de ajudar os professores durante as aulas teóricas e acompanham a turma nas aulas práticas dentro e fora da CPM, além de ajudar os alunos durante no desenvolvimento de seus projetos de final de curso, tirando dúvidas sobre procedimentos técnicos. Todos têm conhecimento amplo de fotografia – teoria, história, técnica, equipamento de luz, laboratório analógico e digital. Além disso, os monitores integram os projetos do Laboratório de Fotografia, colaborando tanto no desenvolvimento da estrutura quanto das pesquisas referentes a cada projeto.

O Laboratório oferece treinamento aos monitores, de modo que os alunos devem assumir o compromisso de permanecer na função de monitoria por 2 semestres. Ao final de 1 ano, é feita uma nova seleção para dar oportunidade a outros interessados na monitoria. Nossas seleções são sempre concorridas e contam, em média, com 20 inscrições.

HISTÓRICO 

AGENDA